O Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Alteza Real Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, chegou, neste domingo, a Luanda, para uma visita de Estado, a convite do seu homólogo João Lourenço.
No Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, o estadista dos Emirados Árabes Unidos recebeu cumprimentos de boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Em nota de imprensa, o MIREX adianta ainda que o comité de recepção integrou, também, Jorge Miguêns Augusto, vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico, e altos funcionários da casa da diplomacia angolana.
O ponto mais alto da vista de Sua Alteza Real Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan será amanhã (segunda-feira), quando será recebido no Palácio Presidencial da Cidade Alta com honras militares e 21 salvas de canhão.
Dados apontam que as relações diplomáticas entre Angola e os Emirados Árabes Unidos foram oficialmente estabelecidas em 1997, marcando o início de um processo de aproximação que se consolidou ao longo das últimas duas décadas.
Angola abriu a sua Embaixada em Abu Dhabi no dia 21 de Setembro de 2008, enquanto os EAU inauguraram a sua representação diplomática em Luanda no dia 1 de Agosto de 2016.
O relacionamento bilateral ganhou maior expressão com a assinatura, em 04 de Junho de 2015, em Abu Dhabi, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Industrial, Tecnológica, Financeira e Política.
Poucos dias depois, no dia 14 de Junho do mesmo ano, foi assinado o Memorando de Entendimento que criou a Comissão Conjunta Angola-EAU mecanismo destinado a reforçar a concertação em diversos domínios.