O Instituto Nacional de Estatística (INE) realiza, de Setembro de 2025 a Agosto de 2026, um Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA), para saber como vivem as famílias do país.
De acordo com a nota partilhada, nesta quinta-feira, no site do Ministério do Planeamento, o INE deve trabalhar com uma amostra de mais de 15 mil agregados de todas as províncias do território nacional, com o objectivo de recolher informações sobre educação, formação profissional, habitação, saúde, emprego, receitas, despesas, registos de nascimento, agricultura, pecuária e pescas.
As informações do IDREA vão permitir ao Governo elaborar políticas, planos e programas públicos de melhoria das condições de vida da população.
Segundo consta, essas informações deverão ainda servir para a definição da estrutura do consumo e rendimentos das famílias angolanas, bem como o perfil da pobreza, pelo que o INE conta com o “ apoio e colaboração das famílias, da Polícia Nacional, Governos Provinciais, Administrações Municipais e autoridades locais”.