O conselheiro para os Assuntos Políticos e Económicos da Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe destacou, nesta terça-feira, no Lobito, o papel estratégico que a empresa portuária desempenha na integração e desenvolvimento económico da Africa Austral.
Segundo uma nota do Porto do Lobito, o diplomata Jacob Doty, que visitou a empresa portuária, elogiou os investimentos do Governo angolano na modernização do empreendimento, tendo sublinhado o papel central que a infra-estrutura desempenha na dinamização do comércio regional e na criação de novas oportunidades económicas para Angola e países vizinhos.
O PCA do Porto do Lobito, Celso Rosas, considerou a visita do diplomata dos EUA uma oportunidade estratégica para estreitar os laços com os Estados Unidos, destacando o interesse em explorar futuras parcerias.
No decurso da visita, Jacob Doty tomou conhecimento dos principais projectos em andamento, como a construção do terminal de apoio à Refinaria de Petróleo do Lobito e o novo Terminal de Passageiros, ambos vistos como pilares para a transformação da infra-estrutura portuária numa plataforma de referência para a Região Austral do continente africano.
Crimes económicos
O Conselho de Administração do Porto do Lobito reuniu-se com uma delegação da Embaixada do Japão em Angola, chefiada pelo embaixador Hiroaki Sano.
Durante o encontro, as duas partes abordaram sobre a prevenção e combate aos crimes financeiros, bem como a promoção das vantagens competitivas do Corredor do Lobito, eixo logístico que liga o Atlântico ao coração do continente africano, que se apresenta como catalisador do comércio internacional, segurança regional e do crescimento económico sustentável.
O embaixador Hiroaki Sano destacou que a visita visou aprofundar as parcerias multilaterais e abrir caminho para projectos conjuntos capazes de reforçar a segurança, justiça e a atractividade de investimentos sustentáveis.
Para Celso Rosas, a visita permitiu mostrar in-loco as capacidades da infra-estrutura e os investimentos em curso para modernizar o corredor logístico.