A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, está em Havana (Cuba), com o objectivo de avaliar a possibilidade de assinatura de novos acordos de intercâmbio no domínio parlamentar.
Carolina Cerqueira, que se encontra na capital cubana para uma visita de quatro dias, pretende reforçar protocolos de cooperação já existentes, além de consolidar a amizade histórica entre os dois países.
Segundo o documento da instituição, Carolina Cerqueira está em Cuba a convite do seu homólogo Juan Esteban Lazo Hernández.
Durante quatro dias em Cuba, a delegação angolana que acompanha Carolina Cerqueira vai rever o protocolo de cooperação assinado em Julho de 2012, que define os domínios de intercâmbio de experiências e estabelece mecanismos para dinamizar as relações entre os parlamentos.
O programa de visitas inclui, igualmente, reuniões bilaterais que visam aprofundar a diplomacia parlamentar, fortalecer os grupos de amizade Angola-Cuba, e avaliar formas de reforçar a capacidade técnica e administrativa das duas “Casas de Leis”.
De acordo com o primeiro-secretário de Mesa da Assembleia Nacional, Manuel Dembo, os dois países têm uma relação que vai além do campo político, lembrando que Cuba esteve presente na luta pela Independência de Angola, bem como desempenha um papel importante na formação de quadros nacionais.
Manuel Dembo referiu que a visita de Carolina Cerqueira a Cuba visa procurar relançar as bases para um futuro de cooperação mais robusto, sublinhando que a relação entre os dois países tem sido “profícua e estratégica há várias décadas”.
Além de reuniões políticas, frisou o primeiro-secretário de Mesa da Assembleia Nacional, a presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira, tem agendadas visitas a locais históricos e culturais, incluindo o Centro Fidel Castro, o Centro Biotecnológico, a sede do Ballet Nacional de Cuba e o Monumento do Herói Nacional José Martí.
Encontro com a comunidade
Este domingo, Carolina Cerqueira vai encontrar-se com a comunidade angolana residente em Cuba, numa iniciativa que visa fortalecer os laços com a diáspora e promover maior envolvimento dos cidadãos no desenvolvimento de Angola.
A visita ocorre no âmbito da celebração dos 50 anos da Independência de Angola e reforça uma ligação histórica marcada pela cooperação militar, educacional, cultural e tecnológica.
Cuba foi um dos primeiros países a apoiar Angola durante a luta de libertação nacional e, actualmente, mantém parcerias estratégicas.
Em Fevereiro de 2024, durante a visita oficial de Juan Esteban Lazo Hernández a Angola, as duas delegações reafirmaram o compromisso de aprofundar o diálogo institucional .