O ministro das Relações Exteriores, Téte António, já se encontra em Nova Iorque para participar da 80.ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
No Aeroporto Internacional Teterboro, em New Jersey, Téte António e a delegação que o acompanha foram recebidos, dentre outras individualidades, pelo Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, e a Cônsul-Geral de Angola em Nova Iorque, Augusta Bessa, informa uma nota.
A Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU) é um dos seis principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e funciona como um fórum de debate onde todos os 193 Estados membros têm representação igualitária, ou seja, cada país tem direito a um voto, independentemente de seu tamanho ou poder económico.
Tem, igualmente, como foco abordar questões internacionais ligadas à paz e segurança, desenvolvimento, direitos humanos, direito internacional, entre outros, aprovar o orçamento da ONU e supervisionar o funcionamento das agências e programas das Nações Unidas.
A Assembleia-Geral desempenha, ainda, um papel fundamental na consolidação do multilateralismo, promove o diálogo entre países e reflecte o consenso ou desacordo global sobre temas importantes da vida política e diplomática, conclui o documento.