O chefe da diplomacia angolana, Téte António, participou nesta quarta-feira, em Nova Iorque, numa reunião informal dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Em nota de imprensa, o MIREX esclarece que o encontro realizou-se à margem da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas para concertar posições diplomáticas e tratar de temas estratégicos comuns ligados a esta comunidade lusófono.
No ano passado, a presidência rotativa da CPLP, que estava a cargo de São Tomé e Príncipe, decidiu elevar o formato desse encontro, propondo uma cimeira informal de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros da CPLP, durante a semana do debate de alto nível da ONU.
Nessa altura, alguns temas foram apontados como potenciais itens de pauta ou motivações para a reunião, como a realização de balanço do ano da presidência, a análise dos mais recentes acontecimentos políticos diplomáticos nos Estados-membros e o alinhamento de posições nos foros multilaterais.
Temas culturais e linguísticos, a discussão da valorização do português e sua relevância global, inclusive a possibilidade de tornar o português na língua oficial da ONU, estiveram igualmente em debate.