O ano académico 2025/2026 será oficialmente aberto nesta sexta-feira, numa cerimónia solene na cidade de Ndalatando, no Cuanza-Norte, presidida pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
Espera-se que a ministra de Estado, no seu seu discurso, aborde as prioridades do sector ensino superior, ciência, tecnologia e inovação que incluem a melhoria da qualidade, a qualificação docente, a construção e reabilitação de infraestruturas, o incremento da investigação científica, e a materialização do sistema de garantia da qualidade através do processo de avaliação e acreditação de cursos, avança o Portal do Governo de Angola.
O evento, que reúne a comunidade académica nacional, assume um simbolismo particular por se realizar no contexto da celebração do cinquentenário da independência nacional de Angola.
A escolha do Cuanza-Norte para acolher a cerimónia de abertura do ano académico reflecte a aposta do Executivo na descentralização do ensino superior e no desenvolvimento equilibrado das diferentes regiões do país.
O evento contará com a presença do governador provincial de Cuanza-Norte, do ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, de deputados à Assembleia Nacional, reitores, bem como de representantes dos sindicatos, estudantes, autoridades eclesiásticas e tradicionais.
Durante a sua estadia em Ndalatando, Maria do Rosário Bragança realizará visitas a empreendimentos de cariz social e de infra-estruturas na província, incluindo o Centro de Captação de Água do Lucala.
Na agenda, consta ainda visitas à Centralidade do Cazengo e às obras de construção das futuras instalações do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Norte.