Encontros de trabalho com senadores norte-americanos dominaram, nesta terça-feira, a agenda da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, em Washington, com a abordagem centrada nos principais projectos económicos, com destaque para o Corredor do Lobito, e em áreas de conservação ambiental.
À porta-fechada, o encontro, denominado “Intercâmbio de Liderança EUA - África”, incluiu, também, o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo.
Entre os vários pontos discutidos no quadro da cooperação com Angola, segundo o documento partilhado pela organização, foi apreciado a gestão de parques nacionais, em particular o do Iona, pela ONG African Paris.
O documento destaca, neste ponto, o papel crucial desempenhado pela organização norte-americana International Conservation Caucus Foundation (ICCF) na mediação do primeiro acordo de co-gestão.
Participaram do encontro os senadores Martin Heirinch, do Novo México, e Thom Tillis, representante do Estado da Carolina do Norte, entre outros.
Sobre o Corredor do Lobito, a parte americana reconhece ser o maior investimento daquele país em África, conectando a Zâmbia e a República Democrática do Congo pelo Caminho-de Ferro de Benguela.
O documento refere que ao investir em Parques Nacionais ao longo do Corredor do Lobito, Angola e parceiros dos EUA podem garantir que este projecto de desenvolvimento crítico esteja alinhado com a conservação da vida selvagem e com a criação de empregos alinhados à natureza. O projecto do Delta do Okavango mereceu, igualmente, a atenção das partes.