Fin Adviser

Todas Notícias > Covid-19: Mais de quatro mil pessoas rastreadas

Covid-19: Mais de quatro mil pessoas rastreadas

  14 Apr 2020

Covid-19: Mais de quatro mil pessoas rastreadas

Segundo o técnico de saúde Mário Caliengue, destacado no local, além de fazerem o rastreio de pessoas, têm desinfestado veículos ligeiros, pesados e motociclos que por ali passam, com hipoclorito de sódio.

Mário Calingue informou que há maior movimento de pessoas e viaturas provenientes de Luanda, com destino às províncias de Benguela, Huíla e Cunene.

Já o técnico Joel Honório Capula afirmou que alguns passageiros têm apresentado algumas dúvidas sobre o rastreio obrigatório, mas são imediatamente esclarecidos  e informados sobre as medidas de prevenção contra a pandemia covid-19.

Conforme o automobilista Alexandre Gomes, deu boleia a uma pessoa apenas, por indicação do regulador de trânsito, quando no seu  carro, de oito lugares, poderia ter trazido mais passageiros ansioso por regressar às suas províncias.

Informou que as transportadoras rodoviárias não estão a operar na sua plenitude, porque as receitas, em função da limitação imposta ao número de pessoas autorizadas a viajar num autocarro, não compensam.

Domingo último, uma parturiente deu à luz um menino, minutos depois do miniautocarro que a transportava ter parado no Departamento de Prevenção e Socorro a Sinistralidade Rodoviária da Canjala, onde foi montado o posto contra a covid-19.

Cecília Mandeca foi, imediatamente, transportada para um posto de saúde na Canjala, onde recebeu os primeiros socorros.

David Filipe, enfermeiro do posto, assegurou que o parto foi normal e a criança, de três quilos, goza de boa saúde. A mãe e o bebé já tiveram alta e seguiram para o município do Cubal, onde residem.

Entretanto, o governador provincial de Benguela, Rui Falcão, exortou hoje os profissionais da equipa multissectorial de combate à pandemia covid-19 destacados na cerca sanitária do Cutembo, município do Chongoroi, 150 quilómetros a sul da cidade de Benguela, a trabalharem com afinco, responsabilidade e determinação.

No Cutembo, Rui Falcão acompanhou o processo de pulverização de viaturas, medição de temperatura corporal e de registo individual.

تشاندينهو