A Universidade Metodista de Angola (UMA) conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze na Feira Internacional de Invenções, Ideias e Novos Produtos (IENA 2025), realizada de 1 a 3 deste mês, na cidade de Nuremberg, Alemanha.
Em nota a que o Jornal de Angola teve acesso, a UMA esclarece que a delegação da instituição apresentou um portfólio diversificado de projectos inovadores, com foco em mobilidade urbana, acessibilidade, automação, sustentabilidade ambiental e saúde digital.
O sucesso alcançado na competição internacional, lê-se no documento, evidencia a qualidade e o impacto social do trabalho desenvolvido pelos investigadores e estudantes da universidade.
Projectos premiados
Uma das medalhas de prata foi atribuída ao projecto de Bengala Multifuncional para Deficientes, um dispositivo tecnológico que reúne diversas funcionalidades para melhorar a mobilidade, segurança e autonomia de pessoas com deficiência.
A outra recaiu ao projecto do Sistema Multimodal de Orientação para Deficientes, uma plataforma integrada que realiza rastreio, mapeamento e sincronização de pontos de interesse, destinado a promover a inclusão e a acessibilidade urbana.
Por sua vez, o projecto Kibaba- Aplicativo Móvel, usado para o acompanhamento do ciclo menstrual, aliado a tecnologia, educação e saúde feminina de forma acessível e inovadora, foi responsável pela conquista da medalha de bronze.
Além dos projectos premiados, a UMA apresentou outras soluções promissoras, como o Kit de Mobilidade e Controlo de Tráfego para Angola, voltado para a gestão eficiente do trânsito urbano e o de Diagnóstico Médico Móvel, que utiliza Inteligência Artificial (IA), paras as doenças tropicais.