Fin Adviser

Todas Notícias > INTEGRAÇÃO REGIONAL PODE RENDER 450 MIL MILHÕES DE DÓLARES EM RENDIMENTO ADICIONAL PARA ÁFRICA

INTEGRAÇÃO REGIONAL PODE RENDER 450 MIL MILHÕES DE DÓLARES EM RENDIMENTO ADICIONAL PARA ÁFRICA

  24 Nov 2025

INTEGRAÇÃO REGIONAL PODE RENDER 450 MIL MILHÕES DE DÓLARES EM RENDIMENTO ADICIONAL PARA ÁFRICA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse, nesta segunda-feira, em Luanda, que a plena integração económica africana pode gerar mais de 450 mil milhões de dólares em rendimento adicional para o continente.

A presidente da Comissão Europeia, que discursava na sessão de abertura do Fórum de Negócios União Africana – União Europeia 2025, explicou que a integração vai acontecer, através da Zona Continental Africana de Comércio Livre (ZCLCA), tornando-a no maior motor de crescimento estrutural de África nas próximas décadas.

Por essa razão, Ursula Von der Leyen sublinhou que a União Europeia (UE) continuará a apoiar o referido processo, uma vez que constitui “a via mais segura” para ampliar a competitividade empresarial, fortalecer cadeias de valor e criar empregos qualificados.

“Quando os mercados africanos se integram as empresas ganham escala, atraem investidores, inovam e competem à escala global. É esta dinâmica que pode acrescentar 450 mil milhões de dólares à economia continental”,

concluiu. O evento contou, também, uma intervenção do ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano.

تشاندينهو