Especialistas das 21 províncias do país reuniram nesta última semana em Luanda, num workshop para debater a cirurgia do pé e tornozelo, ministrado por profissionais da África do Sul, Portugal e Turquia.
A iniciativa é da Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (UIP/PFRHS), em parceria com o Colégio de Especialidade de Ortopedia e Traumatologia (CEOT) da Ordem dos Médicos de Angola.
O evento contou com o apoio técnico da organização norte-americana Steps2Walk, reconhecida mundialmente pela excelência na formação em cirurgia reconstrutiva do pé e tornozelo, segundo um comunicado de imprensa. A formação intensiva que incluiu aulas teóricas, avaliação de doentes e, desde quarta-feira, a realização de cirurgias reconstrutivas.
Até ao momento, 20 cirurgias a deformidades do pé e tornozelo foram realizadas com sucesso, beneficiando 13 crianças e sete adultos.
Ao todo, 109 profissionais angolanos estão envolvidos nesta acção formativa, que reforça a estratégia nacional de capacitação contínua na área de Ortopedia e Traumatologia.
O CEOT, enquanto secção da Ordem dos Médicos, tem desempenhado um papel central na promoção da excelência clínica, organização de congressos, dinamização de programas de intercâmbio científico e implementação de workshops em todo o país, iniciativas que têm elevado o reconhecimento dos ortopedistas angolanos a nível internacional.
A equipa formadora internacional presente em Angola é chefiada pelo fundador e actual presidente da Steps2Walk, Mark Myerson, e também especialistas de Portugal e Turquia.