A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, constatou, este domingo, o andamento das obras do Hospital Materno Infantil no município de Mayombe, em Icolo e Bengo, cujo nível de execução física atingiu 70 por cento.
De acordo com uma nota de imprensa, a unidade aguarda ainda o apetrechamento e a conclusão de alguns trabalhos de construção civil, representando, contudo, um passo determinante no reforço da rede de saúde primária da província.
No quadro do novo modelo de divisão administrativa, esta infra-estrutura de saúde passará a integrar a rede de serviços do Ícolo e Bengo, ampliando a capacidade de resposta às necessidades de saúde das comunidades locais. Durante a visita, a ministra Sílvia Lutucuta destacou os esforços do Executivo para garantir a continuidade das obras. "Trabalhamos para assegurar que cada angolano tenha acesso a serviços humanizados e de qualidade.
Para a ministra, a saúde é uma responsabilidade de todos e cada um de "nós, e estamos a mobilizar os recursos necessários para ultrapassar os constrangimentos financeiros".
O governador do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, reforçou o compromisso com a saúde das populações. "É fundamental levar os serviços para mais perto das comunidades e investir continuamente para melhorar os indicadores de saúde materno-infantil, que são essenciais para o desenvolvimento humano da província".