O Presidente João Lourenço foi convidado pela Administração Trump para testemunhar a assinatura do acordo de paz entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Rwanda, a ser assinado nesta quinta-feira na capital norte americana, pelos líderes dos dois países, designadamente Félix Tshisekedi e Paul Kagame.
A cerimónia, para a qual foram também convidados os líderes do Burundi, Quénia, Togo e Qatar, vai decorrer por volta do meio dia (hora local) na sede do Instituto da Paz dos Estados da América, em Washington DC.
A assinatura deste acordo de paz acontece meses depois do anterior, rubricado a 27 de Junho deste ano, também em Washington, sob amediação norte-americana, pelos chefes da diplomacia da RDC e do Rwanda.
De recordar que o Presidente João Lourenço foi, por muito tempo, o medianeiro deste conflito, por indicação da União Africana, tendo cessado a missão devido à sua ascensão a presidente da União Africana.
Entre as várias conquistas alcançadas pelo estadista angolano, para pôr fim a este conflito, que coloca a RDC e o Rwanda de costas viradas, está o Roteiro de Luanda, considerado pelas Nações Unidas a grande solução para aquele conflito.
O Roteiro de Luanda, assinado igualmente pelos presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagame, aponta os caminhos que podem levar a paz definitiva no Leste da RDC.