O ministro das Relações Exteriores, Téte António, falou, quinta-feira, no Senado Americano, em Washington DC, sobre as oportunidades de investimento no projecto do Corredor do Lobito, uma das prioridades do Governo angolano.
O ministro falava num encontro de trabalho que manteve com o responsável pela Comissão de Energia e Minerais Estratégicos do Senado dos Estados Unidos da América, Martin Trevor Heinrich.
Escoamento de recursos
Numa nota de imprensa, o MIREX revela que Téte António destacou o potencial transformador do Corredor do Lobito, enquanto plataforma logística regional destinada a facilitar o escoamento de recursos minerais, dinamizar o comércio transfronteiriço e impulsionar o desenvolvimento económico sustentável em Angola e na África Austral.
Mencionou também as reformas em curso em Angola que visam melhorar o ambiente de negócios, garantir maior transparência e atrair investidores internacionais.
Por sua vez, o Senador Martin Heinrich manifestou interesse em conhecer mais detalhadamente os projectos integrados no Corredor do Lobito, nomeadamente infraestruturas ferroviárias, portuárias, energéticas e tecnológicas, reconhecendo o seu impacto positivo para a competitividade regional e para o fortalecimento das cadeias de abastecimento globais.
O responsável norte-americano reiterou, ainda, que empresas e instituições norte-americanas veem oportunidades significativas de parceria e investimento no sector logístico e industrial angolano.
No documento, o MIREX sublinha, igualmente, que as partes concordaram em manter um diálogo contínuo.e explorar mecanismos que facilitem o envolvimento do sector privado dos Estados Unidos nos projectos estruturantes do Corredor do Lobito, reforçando a cooperação bilateral e contribuindo para a promoção do crescimento económico inclusivo.