O ministro das Relações Exteriores, recebeu, nesta terça-feira, em audiência conjunta, em Luanda, as embaixadoras do Quénia em Angola, Joyce M’maitsi, e de França, Sophie Aubert, respectivamente.
A reunião serviu para aprofundar a coordenação diplomática relacionada com a Cimeira África–Quénia, a realizar-se em Nairóbi, nos dias 11 e 12 de Maio de 2026, um encontro de alto nível que reunirá Chefes de Estado e de Governo, ministros e representantes de organizações regionais e internacionais.
Em nota de imprensa, o MIREX revela que o durante a audiência as partes abordaram as prioridades temáticas da Cimeira, bem como a participação de Angola com enfoque na apresentação de iniciativas nacionais em matéria de diplomacia económica, industrialização, diversificação económica e políticas de juventude e ainda o papel da França como parceiro estratégico, especialmente no apoio a iniciativas regionais, financiamento ao desenvolvimento e programas de capacitação institucional.
Téte António, citado na mesma nota, sublinhou a importância do país participar activamente na definição de posições conjuntas africanas, destacando que o evento constitui uma oportunidade para reforçar a concertação política e dinamizar parcerias estratégicas.
Por seu turno, as embaixadoras da França e do Quénia agradeceram a atenção prestada pelo Governo e realçaram o contributo de Angola nos esforços de diplomacia preventiva, mediação de conflitos e promoção do desenvolvimento no continente africano.
O encontro evidenciou, ainda, o interesse comum em fortalecer os mecanismos de diálogo multilateral e consolidar as relações bilaterais com Angola, tendo as diplomatas reiterado a total disponibilidade dos seus países para trabalhar em estreita coordenação com o Ministério das Relações Exteriores no período que antecede a Cimeira.