Profissionais do sector da Saúde abordam, no último sábado, em Luanda, o papel estratégico da biomedicina clínica no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde. O tema foi analisado durante um Workshop da Ordem dos Biomédicos Clínico-Laboratoriais de Angola.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esteve representada no encontro pelo director Nacional dos Hospitais, Benedito Quinta, que acompanhou os trabalhos e as reflexões desenvolvidas no âmbito do workshop.
Durante o evento, a ministra da Saúde foi distinguida, em reconhecimento ao impacto significativo da sua liderança no desenvolvimento e consolidação do Sistema Nacional de Saúde, com particular destaque para o reforço dos serviços laboratoriais e a valorização dos profissionais da área biomédica.
No mesmo acto, foram igualmente homenageados o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Investigação, representado pelo secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, bem a ministra da Educação, representada pela secretária de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, em reconhecimento pelo contributo prestado na formação e capacitação de quadros do sector da saúde.
O I Workshop da Ordem dos Biomédicos Clínico-Laboratoriais de Angola reforçou a importância da articulação interinstitucional e do investimento contínuo na formação técnica e científica, visando a melhoria da qualidade dos serviços laboratoriais e da assistência à saúde em Angola.