O Conselho de Ministros observou, nesta terça-feira, no início da reunião, um minuto de silêncio em memória de Fernando de Piedade Dias dos Santos "Nandó", falecido dia 18 deste mês, em Luanda, por doença.
O Presidente da República, João Lourenço, e os restantes membros do Conselho de Ministros colocaram-se em pé, durante um minuto, antes dos trabalhos da última reunião ordinária do órgão colegial, como sinal de respeito e homenagem ao antigo Vice-Presidente da República e presidente da Assembleia Nacional.
Fernando da Piedade Dias dos Santos foi enterrado segunda-feira, no Alto das Cruzes, num funeral de Estado em dia de luto decretado pelo Chefe de Estado.
O Presidente da República afirmou, em mensagem deixada no livro de condolências, que a morte de Nandó deixou um vazio na vida pública, difícil de preencher. João Lourenço reiterou que recebeu com surpresa e consternação a notícia do passamento físico do nacionalista. O Chefe de Estado disse que Fernando da Piedade Dias dos Santos foi uma figura de destaque do nacionalismo angolano e da vida política nacional, que defendeu, sempre, com zelo e competência os superiores interesses do povo angolano. “
O seu carisma, sentido de justiça e bom trato mereceram a consideração tanto dos seus pares como dos seus adversários, com quem manteve sempre um convívio cordial e respeitador de pontos de vista diferentes”, ressaltou, naquele ocasião, o Presidente João Lourenço.