Ruas quase desertas, paragens vazias, menos lixo e trânsito fluido nas principais vias marcam o início da manhã desta sexta-feira na província de Luanda, depois da celebração do Natal.
Numa ronda feita pela imprensa, constatou-se que, nas paragens de autocarros e de táxis, reina a tranquilidade, sem a habitual azáfama. Poucas pessoas aguardam transporte, os passos são mais lentos e os semblantes revelam serenidade.
A correria diária parece ter ficado suspensa por algumas horas, dando lugar a um ritmo mais humano. Luanda, conhecida pela sua intensidade, apresenta um rosto mais leve e pausado.
Os estabelecimentos comerciais abriram portas cedo. Padarias, lojas, cantinas e alguns mercados retomaram a actividade normal. Outro aspecto que chama a atenção é a limpeza da cidade, com ruas e passeios visivelmente mais organizados e com menos lixo acumulado.
Em zonas como Kilamba, Camama, Benfica, Golfe 2, Nova Vida, Gamek, Rocha Pinto, Samba e Mutamba, o cenário é de tranquilidade e pouca agitação. Apesar da fluidez do trânsito, nota-se a presença de agentes reguladores e barreiras em quase todos os pontos habituais.
Alguns cidadãos ouvidos pela reportagem afirmaram que não precisaram acordar tão cedo para a habitual “luta” nas paragens. Miguel António, de 37 anos, disse que o dia está mais calmo e que conseguiu apanhar um táxi “azul e branco” sem grandes dificuldades para chegar ao local de trabalho.
Paula Alexandre, trabalhadora de uma clínica privada, confessou que, apesar da preguiça típica do pós-Natal, teve de cumprir o dever profissional. “Hoje está um dia calmo para sair de casa e apanhei o táxi com muita facilidade”, sublinhou.
Já Nzole Matondo contou que um percurso que normalmente levava cerca de uma hora e meia foi feito, desta vez, em menos de 30 minutos, graças ao trânsito fluido.
Por sua vez, Paulo Pascoal, taxista da rota Escongolense–Mutamba, afirmou que, apesar da redução do número de passageiros, está a gostar de trabalhar depois da noite de Natal, beneficiando de estradas mais livres e de uma circulação mais tranquila.