O projecto N'dola Sul, situado no Bloco 0, na província de Cabinda, começou a produzir petróleo e gás nesta quarta-feira.
Segundo um comunicado de imprensa, com 12 poços, o projecto prevê uma produção máxima diária de aproximadamente 25 mil barris de petróleo, bem como 50 milhões de pés cúbicos de gás.
A iniciativa é da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron em Angola e Operador do Bloco 0 e parceiros do Grupo Empreiteiro, do qual fazem parte a Sonangol E.P., a TotalEnergies e a Azule Energy.
A nota ressalta que o registo do “primeiro óleo” que agora se anuncia simboliza o arranque da produção de petróleo destinada ao Terminal de Malongo, Cabinda, enquanto o gás associado será encaminhado para a fábrica Angola LNG, contribuindo para o fortalecimento da infra-estrutura energética nacional.
"Uma parte considerável da estrutura metálica do Projecto N’dola Sul foi fabricada nas províncias do Cuanza Sul e Cabinda", sublinha o documento.