O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realizou, nesta segunda-feira, a XII Reunião do Conselho Consultivo para avaliar o grau de execução dos principais projectos estruturantes do sector e reforçar a cultura de resultados.
Na ocasião, o ministro do MIREMPET salientou que o objectivo do encontro foi de assegurar que os projectos estruturantes do Sector estejam a ser efectivamente executados, acompanhados e orientados para resultados concretos.
“Vivemos uma fase em que já não basta definir boas políticas, aprovar programas ou anunciar projectos ambiciosos. O verdadeiro desafio da governação pública está agora na implementação, no acompanhamento rigoroso e na capacidade de corrigir rapidamente o que não está a funcionar”, acrescentou.
Para Diamantino Azevedo, o papel do ministro e dos secretários de Estado não pode limitar-se à definição de orientações gerais, cabe à liderança política acompanhar de perto a execução dos objectivos e metas, identificar bloqueios, exigir soluções e garantir que cada projecto cumpre a função estratégica para o país.
O titular da pasta dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu, igualmente, que é necessário melhorar significativamente a forma como os projectos são apresentados e monitorizados. “Informação dispersa, excessivamente descritiva ou pouco comparável não ajuda à decisão.
O que precisamos é de informação clara, sintética e orientada para resultados”, concluiu.