O Ministério da Saúde abordou, nesta quarta-feira, a expansão da formação da carreira de Especialização em Bioquímica Clínica e Hematologia no Sul de Angola.
O encontro, sob orientação da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, enquadra-se no Plano de Emergência de Formação de Recursos Humanos em Saúde, com vista ao reforço e à expansão da formação especializada da carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, na área de Bioquímica Clínica e Hematologia na região sul do país.
O encontro foi presidido pelo coordenador e Gestor Técnico do Programa de Formação de Recursos Humanos, Job Monteiro, que destacou a importância estratégica da iniciativa para responder às necessidades crescentes do Sistema Nacional de Saúde, particularmente no domínio dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.
Participaram do encontro os Directores Provinciais de Saúde e representantes das províncias da Huíla, Cunene e Namibe, nomeadamente, e demais especialistas.
O especialista Paulo Luvangano enalteceu a iniciativa do MINSA e da UIP, sublinhando que a extensão do curso à região sul representa um passo importante para o reforço da capacidade técnica local e para a valorização dos profissionais de saúde da província da Huíla.
Por sua vez, Job Monteiro recordou que o Ministério da Saúde tem como meta a formação e capacitação de cerca de 38.000 profissionais, dos quais 9.000 estão destinados à formação de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT)*, no âmbito do programa aprovado e financiado pelo Banco Mundial.
Destacou a preocupação particular com os TDT, que integram 28 especialidades, referindo ainda que o curso em Bioquímica Clínica e Hematologia cumpre todos os requisitos legais e pedagógicos, incluindo a validação dos programas curriculares, pareceres das comissões científicas e o respetivo enquadramento legal, encontrando-se apto a ser implementado.
Foi igualmente reforçado que a formação privilegia a componente prática, com cerca de 60% da carga horária, assegurando qualidade, alinhamento com as necessidades do sistema de saúde e articulação com a investigação científica.