O projecto "PROÁGUA", promovido pelo Executivo, já está em curso na capital do país e pretende alcançar as habitações de milhões de luandenses.
Este projecto está alinhado com a estratégia nacional para garantir eficiência, fiabilidade e sustentabilidade no abastecimento de água às zonas urbanas e peri urbanas da cidade de Luanda, informa o Ministério da Energia e Águas.
O plano assenta em três eixos fundamentais: produção, distribuição e gestão de clientes.
Nestes termos, até ao momento, foram recuperados cerca de 54.000 metros cúbicos de água por dia, havendo maior disponibilidade de água para servir os cidadãos.
Foram inspeccionados 164 quilómetros de rede, com mais de 2.000 residências e com o serviço de abastecimento de água restabelecido, tendo já sido capacitados cerca de 1.000 profissionais em novas tecnologias e práticas de segurança.
Estão, também, em fase de reabilitação e modernização as estações de tratamento de água (ETA) de Kifangondo, Kilamba, Luanda Sul e Calumbo.
Por outro lado, estão a ser instaladas três unidades de captação e distribuição compactas de tratamento de água, alinhadas ao reforço da operação e manutenção das infra-estruturas de Empresa Pública de Águas de Luanda, EPAL.
Está, ainda, em fase de execução a vertente de modernização comercial, priorizando a gestão de clientes, com a implementação de sistemas de leitura e facturação inteligentes e modernos, refere a mesma fonte