Fin Adviser

Todas Notícias > DELEGAÇÃO UNIVERSITÁRIA NORTE AMERICANA TROCA EXPERIÊNCIA COM ISPTEC EM LUANDA

DELEGAÇÃO UNIVERSITÁRIA NORTE AMERICANA TROCA  EXPERIÊNCIA COM ISPTEC EM LUANDA

  09 Jan 2025

DELEGAÇÃO UNIVERSITÁRIA NORTE AMERICANA TROCA EXPERIÊNCIA COM ISPTEC EM LUANDA

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) recebeu, nesta terça-feira, uma delegação de professores e estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para iniciar um intercâmbio académico. O acto marca a implementação dos programas Global Classroom e Global Teaching Labs, em Angola.

A iniciativa insere-se na parceria internacional firmada entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a Sonangol e o MIT, no domínio do ensino superior, da investigação científica e da inovação, para o reforço das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com particular foco nos desafios da energia, da sustentabilidade e da transformação digital.

A colaboração baseia-se no acordo assinado a 13 de Junho de 2025, em Boston, entre o MIT e a Sonangol, com o ISPTEC como parceiro académico local.

Este entendimento resulta de um processo de aproximação institucional promovida pelo MIREMPET para criar pontes sólidas entre a academia, a indústria e o Estado, contribuindo para a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável do país.

A delegação do MIT foi recebida pelo Presidente do ISPTEC, João Fernando Manuel, acompanhado por membros do corpo académico da instituição.

Durante a visita, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o campus universitário e inteirar-se das principais dinâmicas académicas, científicas e de investigação em curso.

Este momento assinala o arranque do programa MIT África, que contará com a o ISPTEC e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), bem como com a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Privada de Angola (UPRA).

No âmbito do Global Classroom, estudantes do MIT e de instituições angolanas participarão em aulas colaborativas e interactivas, enquanto o Global Teaching Labs permitirá a realização de cursos práticos e laboratoriais por docentes e estudantes do MIT, promovendo a transferência efectiva de conhecimentos, competências técnicas e metodologias avançadas de ensino e investigação.

تشاندينهو