O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) recebeu, nesta terça-feira, uma delegação de professores e estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para iniciar um intercâmbio académico. O acto marca a implementação dos programas Global Classroom e Global Teaching Labs, em Angola.
A iniciativa insere-se na parceria internacional firmada entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), a Sonangol e o MIT, no domínio do ensino superior, da investigação científica e da inovação, para o reforço das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), com particular foco nos desafios da energia, da sustentabilidade e da transformação digital.
A colaboração baseia-se no acordo assinado a 13 de Junho de 2025, em Boston, entre o MIT e a Sonangol, com o ISPTEC como parceiro académico local.
Este entendimento resulta de um processo de aproximação institucional promovida pelo MIREMPET para criar pontes sólidas entre a academia, a indústria e o Estado, contribuindo para a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável do país.
A delegação do MIT foi recebida pelo Presidente do ISPTEC, João Fernando Manuel, acompanhado por membros do corpo académico da instituição.
Durante a visita, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o campus universitário e inteirar-se das principais dinâmicas académicas, científicas e de investigação em curso.
Este momento assinala o arranque do programa MIT África, que contará com a o ISPTEC e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), bem como com a Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Privada de Angola (UPRA).
No âmbito do Global Classroom, estudantes do MIT e de instituições angolanas participarão em aulas colaborativas e interactivas, enquanto o Global Teaching Labs permitirá a realização de cursos práticos e laboratoriais por docentes e estudantes do MIT, promovendo a transferência efectiva de conhecimentos, competências técnicas e metodologias avançadas de ensino e investigação.