O presidente do Instituto Nova África em Angola, Francisco Viana, foi recebido, nesta segunda-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Custódio Vieira Lopes, na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
O encontro serviu para as duas personalidades debruçarem-se sobre aspectos relacionados com a contribuição do sector privado em prol da dinamização da produção nacional e continental com foco nos domínios agro-pecuário e Industrial, informou uma nota do MIREX.
Durante a alocução, Custódio Vieira Lopes reiterou o compromisso do Governo no apoio às iniciativas privadas, afirmando que representam ferramentas cruciais na busca pelo fortalecimento do sector produtivo, diversificação da economia e segurança alimentar.
Por sua vez, o empresário Francisco Viana aproveitou a oportunidade para partilhar aspectos inerentes a organização administrativa e logística da EXPO CPLP África, cuja realização está prevista para 15 de Julho do ano em curso na capital do país.
O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Nova África da Associação Empresarial de Luanda e do World Trade Center Luanda, em parceria com diversas associações empresariais e instituições nacionais e internacionais, que buscam atrair e promover produtos de origem africana, bem como de países membros da CPLP, além das fronteiras do continente, para dinamizar mecanismos de logística, escoamento e facilitar a inclusão de equipamentos industriais de suporte ao sector produtivo.
Na ocasião, o presidente do Instituto Nova África em Angola enalteceu, ainda, a participação activa do Ministério da Relações Exteriores e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, servindo de plataforma de apoio e divulgação da referida iniciativa no seio das partes interessadas, garantindo o suporte institucional imprescindível para a realização bem sucedida da EXPO CPLP África, conclui o documento.