Fin Adviser

Todas Notícias > PRESIDENTE DO INSTITUTO NOVA ÁFRICA RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO CUSTÓDIO VIEIRA LOPES

PRESIDENTE DO INSTITUTO NOVA ÁFRICA RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO CUSTÓDIO VIEIRA LOPES

  15 Jan 2026

PRESIDENTE DO INSTITUTO NOVA ÁFRICA RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DE ESTADO CUSTÓDIO VIEIRA LOPES

O presidente do Instituto Nova África em Angola, Francisco Viana, foi recebido, nesta segunda-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Custódio Vieira Lopes, na sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

O encontro serviu para as duas personalidades debruçarem-se sobre aspectos relacionados com a contribuição do sector privado em prol da dinamização da produção nacional e continental com foco nos domínios agro-pecuário e Industrial, informou uma nota do MIREX.

Durante a alocução, Custódio Vieira Lopes reiterou o compromisso do Governo no apoio às iniciativas privadas, afirmando que representam ferramentas cruciais na busca pelo fortalecimento do sector produtivo, diversificação da economia e segurança alimentar.

  Por sua vez, o empresário Francisco Viana aproveitou a oportunidade para partilhar aspectos inerentes a organização administrativa e logística da EXPO CPLP África, cuja realização está prevista para 15 de Julho do ano em curso na capital do país.

O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Nova África da Associação Empresarial de Luanda e do World Trade Center Luanda, em parceria com diversas associações empresariais e instituições nacionais e internacionais, que buscam atrair e promover produtos de origem africana, bem como de países membros da CPLP, além das fronteiras do continente, para dinamizar mecanismos de logística, escoamento e facilitar a inclusão de equipamentos industriais de suporte ao sector produtivo.

Na ocasião, o presidente do Instituto Nova África em Angola enalteceu, ainda, a participação activa do Ministério da Relações Exteriores e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP, servindo de plataforma de apoio e divulgação da referida iniciativa no seio das partes interessadas, garantindo o suporte institucional imprescindível para a realização bem sucedida da EXPO CPLP África, conclui o documento.

تشاندينهو