O ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou, nesta quarta-feira, a partir de Luanda, no 2.° Seminário sobre a Oferta de Bolsas de Estudo e Estabelecimento de Campus Universitários de Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos da América em África ((HBCUs).
O evento realizou-se no formato virtual e serviu para responder às diversas necessidades de ensino superior de Angola, além de fomentar o desenvolvimento em sectores críticos e contribuir para o crescimento sustentável e o desenvolvimento do capital humano de Angola, através da cooperação internacional, avançou o MIREX em nota de imprensa.
As areas de parceria entre Angola e as Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos da América em África (HBCUs) vão focar-se em diversas áreas-chave, dentre as quais agricultura e produção de gestão de culturas.
Na ocasião, Téte António explicou que a parceria entre Angola e as (HBCUs) visa permitir o desenvolvimento das práticas de turismo sustentável e gestão do património cultural, cujo foco principal é a segurança alimentar, através de programas em ciência alimentar, nutrição e política alimentar.
Instituições como a Universidade de Tuskegee e a Universidade Estadual de Agricultura e Tecnologia da Carolina do Norte.manifestaram o desejo de apoiar o desenvolvimento agrícola de Angola, assim como as (HBCUs) que pretendem desenvolver Centros de Empreendedorismo Agrícola e Inovação ao longo do Corredor Lobito.para a *Produção e Gestão de Cultivos de Pequenos Agricultores.
Este Seminário das Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos da América em África ((HBCUs) objectiva promover a diplomacia educativa e a cooperação internacional, alinhadas com a colaboração mais ampla entre a República de Angola, a União Africana e as HBCUs.
Tenciona também empoderar os jovens africanos e as comunidades da diáspora, além de fomentar a diplomacia cultural e o entendimento mútuo entre Angola e as Universidades Historicamente Negras dos Estados Unidos da América em África ((HBCUs).
Iniciativa do Presidente João Lourenço
A iniciativa de Parceria Angola-HBCU, uma iniciativa primária do Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de líder da União Africana, é um programa abrangente concebido para fomentar a educação colaborativa, a investigação e o desenvolvimento socioeconómico, ligando as Universidades e Faculdades Historicamente Negras (HBCUs) dos Estados Unidos da América com as instituições de ensino superior angolanas.