Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRA DA SAÚDE TRABALHA NA CHINA NO AMBITO DO SISTEMA DE SANITÁRIO ANGOLANO

MINISTRA DA SAÚDE TRABALHA NA CHINA NO AMBITO DO SISTEMA DE SANITÁRIO ANGOLANO

  23 Jan 2026

MINISTRA DA SAÚDE TRABALHA NA CHINA NO AMBITO DO SISTEMA DE SANITÁRIO ANGOLANO

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, constatou, nesta quinta-feira, na República Popular da China, várias tecnologias hospitalares com foco no reforço do sistema sanitário angolano.

Sílvia Lutucuta cumpre, esta quinta-feira, o terceiro dia de trabalho naquele país asiático no quadro de uma avaliação da qualidade, certificação e conformidade de equipamentos médicos de alta tecnologia destinados ao Hospital Américo Boavida.

O objectivo da missão, adianta um comunicado de imprensa, é de assegurar que os equipamentos a serem instalados no país correspondam aos mais elevados padrões internacionais de qualidade, durabilidade e desempenho, assegurando a sustentabilidade dos investimentos públicos e a melhoria efectiva da prestação de cuidados de saúde especializados à população. Acompanhada pela embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, a ministra da Saúde iniciou a jornada com uma visita técnica à WDM Medical Products, uma das empresas internacionais de referência no fornecimento de equipamentos hospitalares.

"A delegação angolana foi recebida pelo CEO da instituição e pela equipa técnica, que apresentou soluções tecnológicas de última geração destinadas a hospitais de nível terciário", explica o documento Durante a deslocação, Sílvia Lutucuta avaliou equipamentos de elevada complexidade com destaque para as unidades digitais de mamografia para rastreio, sistemas digitais de raios-X de última geração e sistemas de angiografia (cateterismo), integrados com laboratório de eletrofisiologia, considerados essenciais para o reforço da capacidade diagnóstica e terapêutica do Hospital Américo Boavida.

Os dirigentes angolanos assistiram, igualmente, a uma apresentação técnica detalhada sobre as vantagens operacionais, robustez, manutenção, vida útil e conformidade internacional dos equipamentos, aspectos considerados determinantes pelo Ministério da Saúde para assegurar qualidade duradoura e eficiência clínica no sistema hospitalar angolano.

Esta missão insere-se na estratégia do Governo de Angola de modernizar o Sistema Nacional de Saúde, dotando o país de infra-estruturas hospitalares modernas, tecnologicamente avançadas e orientadas para um atendimento mais humanizado e um sector mais ampliado e reabilitado.

تشاندينهو