Fin Adviser

Todas Notícias > CIAM reinaugura Website com serviços em três línguas

CIAM reinaugura Website com serviços em três línguas

  14 Jun 2019

CIAM reinaugura Website com serviços em três línguas

O Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) tem desde segunda-feira, dia 17 de Junho, um novo Website, totalmente reestruturado, modernizado, com mais informação e actualidade em três línguas diferentes, nomeadamente francês, inglês e português.

O acto de reinauguração aconteceu durante uma muito concorrida conferencia de imprensa, de antevisão à organização da Décima Edição do Fórum de Exposição Global de Tecnologia de Informação e da Comunicação (ANGOTIC), realizado no Auditório Aníbal de Melo.

Na ocasião, o engenheiro Paulo Pedro, director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), instituição afecta ao Ministério das Tecnologias de Informação, fez questão de destacar a importância da apresentação do novo Website do CIAM, sublinhando o facto do site ter sido totalmente produzido por profissionais angolanos e sem qualquer recurso à consultores externos.

“Estamos felizes por termos como parceiro institucional feliz e é importante que todas as instituições saibam que existe o INFOSI. O website do CIAM foi criado por técnicos angolanos e sem recurso ao apoio de consultores estrangeiros. Temos muitos jovens nas universidades e que estão a ser potenciados para integrarem a nossa equipa”, disse.

De acordo ainda com o engenheiro Paulo Pedro, o Executivo está a levar a cabo um projecto denominado “Angola Online”, através do Ministério das Tecnologias de Informação, cujo objectivo visa as tecnologias de informação às zonas mais recônditas do país.

“O que se pretende com este projecto é a inclusão digital das populações, para que as mesmas possam ter acesso à internet e as tecnologias de forma fácil e sem custos. Além do projecto Angola Online, temos igualmente o Andando com as TIC’s, onde se pretende fornecer formação aos jovens e educação sobre o uso e acesso às tecnologias de comunicação”, acrescentou ele, tendo prometido, por outro lado, anunciar o registo do domínio “GOV.AO” para todas as instituições no país.

Alguns estudantes do ITEL, presentes no acto de reinauguração do Website do CIAM, não conseguiram esconder a satisfação, por estarem diante de um site que lhes oferece variadíssimas vantagens e facilidades de acesso.

Ailton Farmosa considera o Website do CIAM um “modelo inovador no que a arrumação das informações” dizem respeito e garante que os usuários, com destaque para os jornalistas da imprensa estrangeira, “terão maiores facilidades em solicitar o seu registo para a entrada em Angola”.

Já para a estudante Yolanda Real, o CIAM acaba de dar um passo extremamente importante, sobretudo no que ao aspecto da sua organização e criação de condições para que os seus serviços sejam melhor conhecidos e  as pessoas possam manter contacto com a instituição.

“Tenho a dar os meus parabéns ao CIAM pela iniciativa que teve em inovar o seu Website. Penso que quem sai a ganhar somos todos nós, que procuramos os serviços desta instituição e os jornalistas estrangeiros que pretendam realizar coberturas jornalísticas no nosso país”, enfatizou.

De resto, o director-geral do CIAM enalteceu a importância do INFOSI na produção da nova imagem do Website da instituição que dirige e garantiu “não haver mais razões para as pessoas recorrerem ao estrangeiro” para criarem um website, quando “existe no país profissionais competentes”.

No novo website, os utilizadores têm acesso a uma página mais leve e arejada, com bastante informação sobre Angola e o Mundo, com destaque as normas e procedimentos de entrada em Angola dos profissionais da Imprensa estrangeira, em três línguas diferentes.

O Centro de Imprensa Aníbal de Melo existe há 42 anos, com objectivo de trabalhar no registo, apoio e acompanhamento da imprensa estrangeira em missão de serviço em Angola. No próximo dia 25 de Junho, a instituição comemora o seu quadragésimo terceiro aniversário.

تشاندينهو