Fin Adviser

Todas Notícias > MINISTRO FILIPE ZAU PARTICIPA NA REUNIÃO DO TURISMO DA (CPLP)

MINISTRO FILIPE ZAU PARTICIPA NA REUNIÃO  DO TURISMO DA (CPLP)

  04 May 2022

MINISTRO FILIPE ZAU PARTICIPA NA REUNIÃO DO TURISMO DA (CPLP)

O ministro angolano da Cultura, Turismo e Ambiente considerou, esta terça-feira, a 11ª reunião de ministros do Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) uma oportunidade para a "consolidação da concertação política e diplomática visando o reforço do sector".

Filipe Zau, que falava na abertura do encontro, em Luanda, afirmou que a reunião visa a "efectiva cooperação" entre os Estados-membros para o "reforço da vertente económica e empresarial, após um período difícil de crise, em consequência dos efeitos nefastos da pandemia da Covid-19". "Este encontro constitui um recurso para o reforço das nossas relações de amizade e afectividade, bem como para o exercício da nossa cooperação multi e bilateral, para inovação em contexto de sustentabilidade ambiental", disse o ministro angolano da Cultura, Turismo e Ambiente.

Angola lidera a presidência rotativa da CPLP, e, nesta reunião, vai assumir a presidência da reunião de ministros do Turismo da organização, até agora a cargo de Cabo Verde. Segundo Filipe Zau, o turismo "é, comprovadamente, um sector gerador de enormes expectativas para o fortalecimento das economias da comunidade, já que é através do investimento nacional e estrangeiro que se tornará possível angariar receitas necessárias para os desafios".

O reforço da coordenação política e a partilha de informação sobre a contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica sustentável da CPLP, a consolidação da concertação política e diplomática sobre potenciais actividades de coordenação da CPLP, visando o reforço do sector do Turismo nos Estados-membros, estão entre as motivações do encontro.

A reunião deve, também, retomar as anteriores deliberações das reuniões de ministros do Turismo da comunidade, avaliar o grau de execução do Plano de Acção do mandato anterior e identificar as prioridades para o período 2022-2024. "Estamos, pois, confiantes, que, no seio da nossa comunidade, o turismo poder-nos-á ajudar a criar empregos, a melhorar a qualidade de vida das comunidades e a contribuir, significativamente, para a valorização e validação do património ambiental e cultural dos Estados-membros da CPLP", concluiu.

Superar a pandemia

O secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, recordou, na abertura da reunião, que decorre sob o lema "A contribuição do turismo para a recuperação socioeconómica e sustentável da CPLP no pós-Covid, desafios e oportunidades", que a pandemia "teve um impacto devastador na economia e no emprego, com a indústria do turismo a ser severamente atingida pelas medidas de contenção e mitigação da propagação do vírus". No entender deste responsável, o reconhecimento da importância económica do turismo e a necessidade da sua recuperação sustentada e resiliente no pós-Covid, "requerem da CPLP um olhar transversal integrado, que contribua para a formulação de políticas de turismo indutoras de um desenvolvimento que se pretende sustentável".

A estratégia de cooperação no sector do Turismo, salientou, "alinha-se com outros sectores de desenvolvimento da CPLP, também estruturados em estratégias sectoriais e relevantes, para o desenvolvimento do sector turístico".

Zacarias da Costa renovou, igualmente, o compromisso do secretariado-executivo da CPLP em "retomar o diálogo" com a Organização Mundial do Turismo, visando a "renegociação do Memorando de Entendimento" entre as duas organizações.

"Para procurarmos parcerias que contribuam para a realização do potencial que o turismo representa para os nossos Estados-membros", rematou. Além de Angola, participam presencialmente desta reunião, os ministros do Turismo de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, enquanto os do Brasil e Timor-Leste participam por videoconferência.

تشاندينهو