A fábrica, denominada Phaeton Industry, localizada no Parque Industrial da Sino Ord, município da Barra do Dande, província do Bengo, vai produzir peças sobressalentes para viaturas, como discos de cubos e tambores.
Num investimento de quatro milhões de dólares, a unidade fabril vai produzir diariamente seis mil acessórios de diversas marcas de viaturas, como Toyota, Suzuki, Hyundai e Kia, até à conclusão da segunda fase do projecto.
Com a inauguração da fábrica, 50 jovens da província do Bengo ganharam o primeiro emprego directo.
O corte da fita e o descerramento da placa, que decorreu, na quinta-feira, coube à governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
Na ocasião, a governante manifestou-se satisfeita com o surgimento do projecto na região, porque proporciona 50 novos postos de trabalho para a juventude.
"Veio aliviar o desemprego na província, visto que 50 jovens ganharam o primeiro emprego directo. O mercado nacional precisa de indústrias desta natureza, com o objectivo de diminuir a importação de peças sobressalentes. A matéria-prima é local e é a base de areia", salientou.
Produção de acessórios
Na ocasião, o director-geral da Phaeton Industry, Terry Lou, disse que há condições criadas para a fábrica começar a produzir os acessórios e exportar para outros mercados.
"Vamos produzir muitos tipos de peças para as viaturas de diferentes marcas. Estamos a produzir os discos de cubos e tambores. Neste momento, temos uma encomenda de 15 mil toneladas de discos de cubos e tambores para a Nigéria" , garantiu o responsável.
No decorrer deste ano, o Parque Industrial da Sino Orde vai dar continuidade à inauguração de mais dois investimentos industriais na província do Bengo.