Quinze pessoas morreram e 23 ficaram gravemente feridas na estrada da Serra da Leba, EN-280, 30 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango, em consequência de um embate entre um autocarro e um camião, que provocou o despiste e capotamento do autocarro da empresa de transporte de passageiros PAUFIL.
Segundo testemunhas que, também, circulavam naquela via, no percurso Lubango-Namibe, o autocarro terá provavelmente perdido os travões ao tentar fazer uma ultrapassagem ao camião.Após o embate, o autocarro capotou em direcção ao precipício da Serra da Leba.
Após as autoridades tomarem conhecimento do trágico acidente, várias ambulâncias dos hospitais municipais da Humpata e do Lubango, assim como efectivos da Polícia Nacional, deslocaram-se de imediato para o local, com o objectivo de resgatar os feridos e prestar os primeiros socorros.
Devido à dificuldade de acesso ao precipício da montanha, até ao fecho desta edição, especialistas do Comando Provincial de Bombeiros, do Hospital Central do Lubango e outras forças de segurança, com a ajuda da população local, envidaram esforços para resgatar os demais ocupantes do autocarro.
O jovem António Fernando, que comercializava frutas nas imediações da entrada do controlo na Leba, disse que o autocarro “tentava ultrapassar o camião, que, como de costume, descia a estrada da Leba lentamente devido às várias curvas, quando, de repente, houve um forte embate e poeira”.
“Começámos a ouvir gritos e pedidos de socorro. Juntamente com os efectivos da Polícia presentes no local, corremos para ajudar a socorrer os passageiros, sobretudo crianças, que estavam encravadas entre as cadeiras, pedras e arbustos”, relatou.
Governador da Huíla lamenta e apresenta condolências às famílias enlutadas.
O governador provincial da Huíla, Nuno Bernabé Mahapi Dala, ao tomar conhecimento do acidente, manifestou profundas condolências às famílias enlutadas. Lamentou o infausto episódio, que, além de causar dor e luto, deixou sequelas difíceis de reparar.
Na sua mensagem, expressou que é com profunda dor e consternação que manifesta total solidariedade às famílias das vítimas e reafirma o compromisso de prestar todo o apoio necessário, assim como a necessidade urgente de se garantir assistência adequada às vítimas. O comunicado reafirma a serenidade dos huilanos e namibienses, bem como a importância de maior responsabilidade e prudência no exercício da condução.