O Prémio Nacional Mulher de Mérito 2025 foi oficialmente anunciado nesta quarta-feira, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), pela presidente do Júri, Luísa Fançony.
Segundo Luísa Fançony, o prémio tem como propósito reconhecer e estimular a excelência, competência, proatividade e resiliência das mulheres angolanas, valorizando o seu talento e papel transformador nos mais diversos domínios da sociedade. A iniciativa visa, ainda, encorajar a criação de projectos com impacto social e promover os usos e costumes que contribuem para o desenvolvimento de Angola.
“A distinção não é apenas um reconhecimento ao mérito, mas também um tributo à trajectória de mulheres que, muitas vezes, permanecem à margem da visibilidade pública. Celebrá-las é celebrar o progresso, a coragem e a acuidade feminina”, destacou Luísa Fançony.
Nesta edição, o prémio contará com 13 categorias: 1- Agricultura e Pesca; 2-Ambiente e Biodiversidade; 3-Ciências e Tecnologia; 4-Cidadania; 5-Comunicação Social; 6- Cultura e Arte; 7- Desporto; 8- Educação; 9- Empreendedorismo; 10- Pescas; 11- Saúde; 12- Superação; 13- Turismo.
As interessadas poderão inscrever-se a partir de 20 de Julho até 4 de Setembro de 2025, através do portal oficial www.pnmm.ao ou, em caso de dificuldades, nos gabinetes provinciais ou municipais do Governo. Cada candidata deverá inscrever-se apenas numa categoria.
O anúncio das candidaturas aprovadas ao Prémio Nacional Mulher de Mérito 2025 decorrerá entre os dias 5 de Outubro de 2025 e 5 de Janeiro de 2026.
O período destinado à apresentação de reclamações estará aberto de 6 a 21 de Janeiro de 2026, e o júri responderá às reclamações entre os dias 22 e 31 do mesmo mês.
A divulgação oficial das finalistas será feita entre 1 e 15 de Fevereiro de 2026.
A data da gala de entrega dos prémios será oportunamente anunciada pela organização.
O grupo de jurados é composto pelas seguintes personalidades: Maria Luísa Fançony (Presidente do Júri); Maria Helena da Silva Santana Feijó; Deodete Patrícia Sebastião Francisca; António Tomais (ETONA); Ana Carlos Canana de Meirelles; António Rodrigo Castelo Branco; Francisca de Carvalho Otávio; Josefa Joana Rebeca Cangombo; Maria Amélia Pereira de Barros da Silva; Maria Augusta da Silva Martins; Bráulio da Silva (Assistente).