O Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), que celebra o seu 43º aniversário de fundação, credenciou, de Junho de 2018 até hoje, 235 jornalistas estrangeiros
Desse número, 128 são provenientes da Europa, 48 da América, 31 da África e 28 da Ásia – anunciou o director-geral do CIAM, António Mascarenhas, quando avaliava o desempenho da instituição ao longo dos últimos 12 meses.
O director disse que agora o credenciamento ficou facilitado com o funcionamento do novo Website, onde os profissionais da imprensa estrangeira têm acesso às regras e procedimentos de entrada em Angola e do exercício da actividade.
O Website enquadra-se num projecto da instituição para garantir que os profissionais da imprensa estrangeira não enfrentem dificuldades ao solicitarem uma entrada em Angola, para cobertura de actividades.
António Mascarenhas destacou que o CIAM tem recebido muitas solicitações para realização de actividades de carácter social, incluindo debates mensais académicos sobre questões de direito, em parceria com diferentes instituições e departamentos ministeriais.
Criado em 25 de Junho de 1976, o CIAM é uma instituição tutelada pelo Ministério da Comunicação Social, vocacionada ao apoio, acompanhamento e acreditação da imprensa estrangeira em Angola.
Sobre os anos de existência do CIAM, o director considerou-os satisfatórios na medida em que as diferentes instituições em Angola já compreendem os objectivos e a importância do Centro de Imprensa Aníbal de Melo.