Fin Adviser

Todas Notícias > GOVERNO DE LUANDA PROMETE MAIS DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

GOVERNO DE LUANDA PROMETE MAIS DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

  29 Dec 2022

GOVERNO DE LUANDA PROMETE MAIS DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

O governador provincial de Luanda reiterou, esta terça-feira, o compromisso de continuar a promover um diálogo aberto com todas as franjas da sociedade, a fim de identificar soluções para os vários problemas que a cidade capital enfrenta nos domínios da Educação, Saúde, Saneamento básico, venda desordenada, vias e outros.

Manuel Homem, que discursava na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, no Governo da Província de Luanda (GPL), apelou aos presentes para que o 2023 seja um ano de comprometimento no resgate dos valores patrióticos, destacando o grande papel das igrejas na moralização da sociedade.

O governante reconheceu, que segundo um diagnóstico feito, a província de Luanda ainda tem grandes desafios, mas que são possíveis de resolver com o apoio de todos, desde os membros de direcção do GPL, administrações municipais, organizações da sociedade civil e associações.

Ao referir-se sobre a aprovação do Plano Integrado de Intervenção na província de Luanda, Manuel Homem apontou que existe um conjunto de acções que vão permitir que em 2023 se materializem projectos estruturantes no domínio da Educação, com a construção de mais escolas, construção de mais unidades sanitárias, entre hospitais municipais e centros médicos.

"A província ainda tem um défice no sistema sanitários por isso, é preciso que se continue a levar esses serviços mais próximos ao cidadão. É conhecida também a carência que existe no sector da Educação, com a falta de salas de aulas e muitas crianças que ainda se encontram fora do sistema de ensino”, apontou.

No domínio do saneamento básico, no âmbito do programa de intervenção, o GPL vai dar sequência à construção dos sistemas de macro e micro drenagem na província, criar condições para mais capacidade na recolha dos resíduos sólidos, uma vez que tem vindo a implementar com a Elisal, condições técnicas e humanas para que esteja cada vez mais preparada para responder aos desafios. "Lançamos o desafio da recolha selectiva, da definição de horários para a recolha com o objectivo de garantir um serviço de qualidade às populações, referiu.

Perspectivas para 2023

Para o próximo ano, Manuel Homem frisou que existe um programa especial de Luanda, Cacuaco e Viana, de melhoria das vias da cidade capital, projectos do PIIM, todos eles com diferentes áreas para a intervenção. Ainda no domínio das vias secundárias e terciárias está prevista a continuidade, com mais abrangência, do programa de reconstrução e recuperação das mesmas. O governador fez saber do programa de iluminação pública que tem garantido cada vez mais uma cidade iluminada, apesar dos desafios de manutenção que surgem principalmente com o roubo e vandalização de cabos eléctricos, e outros, que causam custos muito elevados para o GPL e para o Governo Central.

O GPL pretende no próximo ano, insistir na educação ambiental, com um programa que terá início no princípio de 2023, envolvendo as escolas e as crianças para o sucesso na criação de um ambiente saudável.

Sobre a venda desordenada que se assiste na província, avançou que, depois de um estudo profundo, hoje existe uma estratégia para 2023, que passa pela criação de programas de sensibilização e colocação dos vendedores ambulantes em zonas apropriadas. "Sobre as pedonais e paragens, estamos a criar condições para trabalharmos com todos os órgãos intervenientes, de forma a termos uma cidade melhor e mais limpa, que responda aos objectivos e aos desejos de cada munícipe.

Estiveram presentes na cerimónia de cumprimentos de Fim-de-Ano, os vice-governadores da província de Luanda, administradores municipais, directores de gabinete provinciais, líderes de igrejas reconhecidas em Angola e outras entidades.

PIIM no Kilamba Kiaxi

A administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, informou que os desafios para o próximo ano, a nível local, estão voltados à continuidade e conclusão dos projectos que constam do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Naulila André avançou que neste momento estão em construção duas escolas do segundo ciclo, nos Bairros do Palanca e Sapu, cujo término das obras está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano.

O sector da Saúde passa a contar com três novos centros, dois no Bairro do Golfe e outro na zona do distrito do Nova Vida, sendo que duas das unidades sanitárias ficam concluídas no próximo ano e outra está por equipar.

A responsável do município do Kilamba Kiaxi fez saber que têm cerca de quatro mil lugares vagos para acomodar os vendedores que estão nas ruas. "Quanto à venda desordenada, o Governo da Província de Luanda tem um plano de ordenamento do comércio e é nesta perspectiva que nós a nível do município vamos consumar este programa dentro das nossas acções”, afirmou.

Naulila André disse ainda que as vias de comunicação também serão contempladas. O acesso à água potável é outro grande trabalho que tem de ser feito em parceria com a EPAL e munícipes.

A directora do gabinete provincial da Educação em Luanda, Philomene Carlos, disse que a capital do país a nível da Educação tem muitos desafios, desde a falta de professores, pessoal administrativo, auxiliares de limpeza, protecção, falta de infra-estruturas e a melhoria das mesmas.

Philomene Carlos fez saber ainda que por conta da greve, nesta altura, estão a trabalhar com os coordenadores municipais e escolas do segundo ciclo, com intuito de ajustar o calendário curricular para o segundo trimestre. "Tivemos um período de greve, em que algumas escolas realizaram as provas no decorrer deste processo, outros no final da greve, aproveitando também a semana de pausa”, explicou.

تشاندينهو