Fin Adviser

Todas Notícias > CIDADES AGRO-PECUÁRIA VÃO EMPREGAR MILHARES DE JOVENS COM INSERÇÃO EM COOPERATIVAS

CIDADES AGRO-PECUÁRIA VÃO  EMPREGAR MILHARES DE JOVENS  COM INSERÇÃO EM COOPERATIVAS

  11 May 2023

CIDADES AGRO-PECUÁRIA VÃO EMPREGAR MILHARES DE JOVENS COM INSERÇÃO EM COOPERATIVAS

O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, anunciou, em Benguela, o lançamento, nos próximos tempos, de um projecto nacional, que visa a criação de cidades agro-pecuárias para a juventude, nos 164 municípios do país.

Isaías Kalunga, que prestou a informação à margem da visita à fábrica de fertilizantes Angata, de produção, distribuição e venda de inputs agrícolas, sita na zona industrial do Lobito, disse que as cidades agro-pecuárias vão proporcionar milhares de empregos para a juventude.

Informou que o projecto prevê criar mais de 100 mil postos de trabalho, para as idades compreendidas entre 18 e 45 anos, no âmbito do combate à pobreza.

Explicou que o projecto vai ser materializado até 2025 e serão constituídas diversas cooperativas agropecuárias, de modo a facilitar e garantir uma melhor organização na execução dos projectos que vão permitir criar renda, riqueza e bem-estar dos jovens, em particular, e das famílias, em geral.

Disse que o projecto conta com o apoio do Ministério da Administração do Território (MAT) e dos governos provinciais.

Adiantou que os jovens abrangidos pelo projecto vão, também, beneficiar de acções formativas nas vertentes teóricas e práticas, nas distintas áreas do empreendedorismo juvenil, no sentido de acautelar certos constrangimentos que podem surgir e criar embaraços na execução do projecto.

Explicou que o projecto é de âmbito nacional e vai ser lançado no mês de Junho, no Dande, província do Bengo. Anunciou que numa primeira fase vão ser gastos 375 milhões de kwanzas. Reconheceu que o ganho vai contribuir para a mudança do quadro social e económico da juventude.

Isaías Kalunga referiu que cada cooperativa vai contar com a construção de 60 residências, que vão albergar, nas cidades agropecuárias, 10 jovens, que passam a desenvolver a produção de bens diversos do campo, num espaço de cinco hectares.

À volta das cidades agropecuárias, está também reservado espaço para a construção de outras infra-estruturas importantes de apoio, para reforçar e assegurar a estratégia do projecto, tais como escolas, postos médicos, estações de energia e água, postos policiais, bem como condições de abastecimento de matéria-prima, de modo a fomentar a produtividade.

Protocolo firmado

O dirigente do CNJ fez saber que a visita de constatação à Angata serviu para firmar um protocolo de cooperação, no domínio da agropecuária, de modo que a referida indústria, na base do seu nível de produção, venha a assegurar o andamento do projecto, desde a capacitação técnica da juventude, fornecimento de produtos, supervisão e demais orientações metodológicas.

O administrador da Angata, Domingos David, garantiu que a indústria, está pronta e disponível para assumir tal desafio, esperando que, por parte do CNJ, estejam criadas todas as bases, para o asseguramento do projecto e fomentar o empreendedorismo no seio da juventude.

Segundo o responsável, o fornecimento de alguns bens, a capacitação dos associados, o acompanhamento técnico dos produtores, entre outros, constam já da agenda da Angata, no sentido de contribuir no processo de crescimento económico do país e da criação de oportunidades de geração de renda e de emprego para a esta franja da sociedade.

تشاندينهو