O Ministério da Indústria e Comércio procedeu, nestes dias, em Moçâmedes, ao lançamento oficial da II fase do plano de aquisição de carrinhas para o escoamento da produção Nacional, com a entrega, no Namibe, de 23 viaturas de marca Kamaze.
No quadro do Plano de Apoio à Estratégia de Escoamento da Produção Nacional, a província do Namibe recebeu, no primeiro lote, 10 viaturas, o que totaliza 33 viaturas de várias tipologias.
A governadora provincial em exercício, Ema da Silva, considerou o transporte de produtos do campo para os centros de venda de extrema importância para o desenvolvimento económico e social da região, uma vez que protege os produtores das perdas financeiras e permite fomento do comércio rural.
"O transporte de produtos agrícolas também contribui para a redução dos preços dos alimentos, visto que permite que eles cheguem aos consumidores com mais facilidade e em maior quantidade, por isso é fundamental que se invista em um sistema de transporte eficiente para garantir o sucesso da produção agrícola e o abastecimento da população”, afirmou.
Falando aos beneficiários, a responsável apelou para cuidarem e garantirem que os meios sejam usados para os fins a que se destinam as viaturas, gerando renda, de modos a honrarem com os compromissos assinados com o Estado.
A nível local, estamos a fazer a nossa parte. Temos compromisso de, a curto prazo, ligar com estradas todos os municípios da província do Namibe, e melhorar com terraplanagem o acesso a todas as comunas. Não podemos permitir que os produtos se estraguem no campo, todos somos poucos para fazermos mais e melhor pela vida das pessoas”, lembrou.
Por seu turno, o secretário de Estado da Indústria, Ivan Magalhães do Prado, sublinhou que, o valor a que estas carrinhas estão a ser comercializadas, no caso concreto 9,6 milhões de kwanzas, corresponde a uma subvenção do Estado na ordem de 75 por cento, na lógica de que estes camiões se dediquem, unicamente, ao transporte de produtos do campo, mas também que cheguem à mesa do cidadão a um preço módico.
"Serão desembolsadas de forma parcelada em 4 anos, facto que só demonstra a especial atenção que o executivo dedica no fomento e promoção do escoamento dos nossos produtos do campo”, explicou.
O secretário de Estado da Indústria recordou aos presentes que a província também foi contemplada, no âmbito da implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, com 80 motorizadas de 3 rodas e vai contar com a implementação de cinco (5) armazéns rurais integrados, no âmbito do projecto ARIS, que vão contribuir na dinâmica do processo do escoamento da produção Nacional com a introdução da Micro transformação dos principais produtos.
Nesta IIª Fase de distribuição de carrinhas, foram contemplados os Operadores de Transportes de Mercadorias (OTM) dos cinco municípios da província.