As Nações Unidas vão continuar a apoiar Angola nas suas prioridades, informou, nesta segunda-feira, em Luanda, a coordenadora residente da organização internacional no País, Zahira Virani.
A diplomata canadense ao serviço das Nações Unidas avançou a informação, segunda-feira, em Luanda, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António. Zahira Virani destacou, na ocasião, o papel estratégico de Angola na promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento na região. Por sua vez, o ministro Téte António agradeceu o contínuo empenho das Nações Unidas e sublinhou a importância da parceria no âmbito da diplomacia multilateral e do fortalecimento institucional.
Durante o encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, as partes abordaram, ainda, questões ligadas à cooperação entre o Governo de Angola e o Sistema das Nações Unidas, com destaque para os programas de desenvolvimento sustentável em curso no país. A audiência inseriu-se no quadro do diálogo regular entre Angola e o Sistema das Nações Unidas, visando uma colaboração mais eficaz e alinhada com os desafios e oportunidades do país.
A cooperação entre Angola e as Nações Unidas é abrangente e foca-se no desenvolvimento sustentável, assistência humanitária e manutenção da paz. O Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável entre Angola e a Organização das Nações Unidas, para o período 2024-2028, prioriza as áreas da saúde, educação, igualdade de género, energia renovável, protecção ambiental, desenvolvimento económico inclusivo e governação eficaz.
O documento faz uma abordagem sistemática dos desafios complexos que estes sectores enfrentam. O Quadro, cuja implementação está avaliada em 971 milhões de dólares americanos, aborda quatro áreas-chave de intervenção, nomeadamente, o desenvolvimento humano, a governação democrática e direitos humanos, a diversificação económica e os sistemas alimentares, a resiliência climática e gestão sustentável dos recursos naturais, usando as parcerias eficazes como um facilitador para o alcance dos resultados.
O Quadro de Cooperação proporciona uma base sólida para a colaboração eficaz entre o Governo de Angola, as Nações Unidas, a sociedade civil e outros parceiros de desenvolvimento, incluindo o sector privado, para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento, ODS até 2030. Angola é membro das Nações Unidas desde 1976 e participa activamente em várias agências e órgãos da organização.