Um grupo de jornalistas e profissionais da comunicação social participa, de hoje até sexta-feira, num curso intensivo sobre "Jornalismo Digital e Online", na cidade do Lubango, província da Huíla, no âmbito do Projecto de Apoio à Administração Local em Angola (PASCAL).
A acção formativa busca fortalecer as capacidades técnicas e digitais dos profissionais de comunicação promovendo o uso estratégico das plataformas online e redes sociais para apoiar a governação participativa, a transparência e a educação cívica.
O curso será ministrado por especialistas de Angola e Cabo Verde, que partilharão experiências internacionais e boas práticas da lusofonia, abordando metodologias inovadoras de produção multimídia, comunicação para o desenvolvimento e combate à desinformação.
Durante os três dias, os profissionais vão debater temas como "Do jornalismo tradicional ao digital: Transformação e desafios", "Ética, transparência e credibilidade no ambiente online", "Produção de conteúdos para plataformas digitais, portabilidade e mobilidade", entre outros assuntos.
O programa de hoje, por exemplo, engloba sessões de planeamento e apresentação de pautas digitais sobre temas de interesse público e ferramentas de produção e edição multimídia (imagem vídeo e áudio).
Na ocasião, o director da PASCAL, Pablo Lopes Dean, fez uma breve apresentação do projecto, destacando os objectivos e público-alvo.
Recordou, também, que o projecto começou em Julho de 2021 e termina no dia 31 de Dezembro deste ano. O curso enquadra-se no quadro da componente 3 do Projecto PASCAL, financiado pela União Europeia e implementado pela FIAP (Espanha) e CPMA (Lituânia), em coordenação com o Ministério da Administração do Território.